É uma doença crônica e não contagiosa que causa inflamações na pele. É muito comum causar coceira e eczemas ( lesões ) em diferentes partes do corpo. Nas crianças menores, as lesões são mais avermelhadas e estão localizadas na face, tronco, e superfícies externas dos braços e pernas. Já nas crianças maiores e nos adultos têm complicações nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo e atrás do joelho, E, quanto mais a pessoa coça a região afetada, mais o quadro piora.
A dermatite atópica pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum ter início em bebês entre 3 e 6 meses de idade. Pessoas com histórico familiar da própria doença, de asma ou de rinite alérgica estão mais propensas a desenvolver a doença.
Esse problema tem como ser controlado! Mas para isso você tem que seguir as recomendações do seu dermatologista. A pele seca em geral pode favorecer a piora da doença, por isso a importância em focar na hidratação da pele. O uso de um bom hidratante permite a restauração da função da barreira de pele, auxilia na redução das sensações de coceira e irritação, além de ajudar na proteção com relação aos riscos de superinfecção.